Os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013 foram divulgados. Com um total de 608 projetos enviados de 52 países, 48 mil euros foram distribuídos entre as cinco equipes vencedoras. O Prêmio Lamp foi dado à projetos que foram de encontro às necessidades lumínicas dos espaços internos e/ou externos, criando uma sinergia positiva entre a arquitetura, design de interiores, paisagismo e iluminação. As quatro categorias incluem Iluminação Externa de Arquitetura, Iluminação Interna, Iluminação Urbana e Paisagística, e Propostas Acadêmicas.
Os vencedores do Prêmio Lamp Lighting Solutions 2013 são:
Iluminação Externa de Arquitetura: The Rookery
Um Prêmio Lamp e 15 mil euros foram concedidos ao projeto The Rookery em Chicago, do escritório Office for Visual Interaction (OVI). Segundo o júri, o prêmio foi dado pelo "tratamento lumínico da fachada deste edifício histórico que é ao mesmo tempo solidário e inovador. Todas as luminárias foram escondidas, utilizando um sistema inteligente que protege a integridade do edifício e realça cada detalhe entalhado na alvenaria."
Iluminação Interna: Cineteca Matadero
Um Prêmio Lamp e 15 mil euros foram concedidos ao projeto Cineteca Matadero, em Madrid, do escritório Churtichaga+Quadra-Salcedo, pois "os jurados sentiram que este impressionante esquema, que utiliza uma estrutura iluminada entretecida com lã para qualificar este que fora um espaço horrível (um matadouro), transformando-o em um centro de arte contemporâneo, não é nada menos que miraculoso. Faixas de LED iluminam as cestas de lã e criam um efeito mágico, potencializando a experiência dos visitantes."
Iluminação Urbana e Paisagística: Gardens by the Bay, Marina South, e Collective Light for Rural Africa
O júri decidiu laurear dois projetos com este prêmio.
Premiado com 7.500 euros, os jurados concederam um Prêmio Lamp 2013 ao projeto Gardens by the Bay, Marina South, em Singapura, do escritório Lighting Planners Associates (LPA). De acordo com o júri, "a genialidade deste esquema está em sua escala e na habilidade de integrar todas os espaços em um projeto tangível e ambientalmente consciente. Os jurados sentiram que o esquema envolve os visitantes com elementos de luz interativos, ao mesmo tempo que cria elementos centrais dramáticos que fazem proveito de camadas de luzes e sombras, e não apenas de áreas super iluminadas."
A outra metade do prêmio em dinheiro, 7.500 euros, e um Prêmio Lamp 2013, foi para o projeto Collective Light for Rural Africa, em Mali, por Matteo Ferroni. O júri declarou: "no outro extremo da escala, os jurados adoraram esta inovadora ideia de gerar luz para comunidades locais. O 'kit de iluminação' utiliza um módulo LED com peças de bicicletas, tubos de água e um cabo telefônico para gerar luz. O sistema foi capaz de reunir as comunidades à noite, algo que só acontecia durante o dia. Engenhoso."
Proposta Acadêmica: The Hope
Com um prêmio de 3 mil euros, os jurados decidiram conceder um Prêmio Lamp 2013 ao projeto The Hope, de Daniel Guerra e Alejandra Muelas, estudantes da ETSAM (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid). "O profissionalismo de todas as propostas acadêmicas impressionou os jurados, mas este projeto em particular tem um propósito tanto prático quanto inspirador," declarou o júri. "Belamente apresentado com um vídeo, The Hope é uma proposta de evacuação para as populações de regiões de desastres. Um raio de luz em tempos de tumulto."
Para a ocasião, a LAMP editou o livro Lighting Concepts '13, que inclui os trabalhos dos finalistas e vencedores da competição. Mais informações aqui.